sexta-feira, 29 de junho de 2012

Observatório Fora do Eixo Cuiabá


     "Hoje teremos a Ivana Bentes no Observatório Fora do Eixo, ela é diretora da escola de comunicação da UFRJ, ela vai puxar o debate sobre a escola, utilização das inovações digitais em prol de metodologias pedagógicas. O observatório fora do eixo começa as 14h na Casa do Parque, 2ª entrada do Parque Mãe Bonifácia. Se você puder, venha prestigiar!", Alfa Canhetti.
     O evento é uma realização da CUFA - Central Única das Favelas MT em parceria com o Fora do Eixo e com o apoio do Programa de Patrocínio Petrobrás Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.
     Ao todo serão três dias de mesas de debates, oficinas e um encerramento com apresentações musicais, tudo será transmitido ao vivo pela internet, pelo canal do Observatório Fora do Eixo no site Live Streaming.
     Mais informações sobre a programação e o histórico do evento: https://madmimi.com/mimio/f49cd2/

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cine Rock


     Organizado pelo projeto cinematografando, será realizado nesta sexta, 29, o Cine Rock, no Centro Cultural da UFMT, a partir das 21h.
     Indo contra a tese de que estar em greve é estar inerte, o show promete ecoar e abalar a estrutura do campus. E as bandas Neptunio e Inmenso estão encarregadas de animar a noite 'cineroqueira' de Cuiabá. Após a apresentação das bandas o palco estará livre.
    Os curtas-metragens serão exibidos antes do show, porém algumas projeções continuaram rolando enquanto as bandas tocam. 
     "Essa ação faz parte do Projeto Cinematografando em parceria com o PROEXT 2012, que desde março deste ano movimenta o audiovisual universitário dentro da Instituição," Cineclube Coxiponés.
     Entrada Franca. Informações: 3615 - 8377.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cinema Pela Verdade

A Universidade de Cuiabá (Unic) recebe nos dias 25 e 26 de junho, às19h, o Festival Cinema Pela Verdade, no auditório do estacionamento, com a presença de debatedores, cineastas e diretores de filme. As sessões serão gratuitas.

O “Cinema pela Verdade” selecionou três documentários que trazem diferentes enfoques sobre o tema: Cidadão Boilsen (2009) de Chaim Litewski; Condor (2007), de Roberto Mader; e Hercules 56 (2006), de Silvio Da-Rin.

Após cada exibição, será promovido um debate com acadêmicos, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e culturais, além dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes, onde estudantes e debatedores terão a chance de trocar conhecimento e experiências, fomentando assim a discussão.

Oficina de Crônica

Tema: A Crônica de Cada Um
Com: Professor Luiz Percival Lemes Britto


A crônica é um gênero literário ligeiro, que ganhou muita visibilidade com a imprensa escrita diária; em tempos de comunicação eletrônica, ganha novos contornos, aparecendo como possibilidade de expressão de cada um, em diferentes espaços da internet, mesmo que quem escreva não saiba disso; o curso faz uma aproximação deste gênero considerando as possibilidades de intervenção das pessoas comuns em espaços alternativos, analisando suas características e desenvolvendo estratégias de produção e leitura.
 


Inscrições na Central de Atendimento do SESC Arsenal: de 27 a 30/06
Valor: R$ 10,00 
Dias da oficina: 27, 28 e 29, das 14h às 18h e 30/06 das 08h às 12h e 14h às 18h
Informações: (65) 3616-6922

quarta-feira, 20 de junho de 2012

30º Sarau das Artes Free - Cobertura


Realmente, a 30º edição do Sarau das Artes Free, respondeu a pergunta que todos se faziam. Foi o esperado e mais um pouco, junto com o clima do sarau uniu-se a participação especial dos músicos internacionais da Guayaquil Caribe. Caiu como uma luva.
A dupla, composta por Daniel Acosta, guitarrista e vocal, e Roberto Zalamea, pianista, diz que sua música tem várias vertentes, que não há como encaixá-la em apenas um ritmo. “Tocamos música latina, de todos os tipos, desde a cubana, o samba, passando pela bossa nova e o flamenco”, fala Daniel, em agradabilíssima conversa no intervalo da apresentação.
Guayaquil Caribe com certeza foi a cereja do bolo para o 30º Sarau. O som compôs o astral do ambiente e contagiou os participantes.
Os músicos estão em Cuiabá desde o dia 15 de maio, durante a estada se apresentam também no restaurante El Pancho na Praça Popular, mas em breve seguirão em sua caminhada ganhando o mundo.
Houve claro e também, os que se interessaram mais pelas projeções de filmes de animação próximas ao palco. As cenas erotizadas atrairam a atenção da ala esquerda, rendeu alguns comentários, e mais uma vez agradou a todos. Tantos os que acompanhavam os músicos quanto aos fãs da sétima arte.
Esperamos ansiosamente pelos próximos saraus!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sarau das Artes Free XXX

     E chegamos a mais uma dezena, que maravilha!
-16.200 minutos de poesia
-72.000 segundos de evento
-600 músicas tocadas
-4.500 fotografias
-1.000.000 de piscadinhas de olhos (eu acho)
-100 obras de arte leiloadas
-300 filmes projetados
-90.000 litros de bebida dos deuses cuiabanos! Cerveja!
 Esse foi o resultado das 29 edições do Sarau das Artes Free, então agora todos se perguntam: "E o que acontece nesta trigésima edição?"
    E nas palavras de Eduardo Ferreira, um dos nomes que sustentam este evento: 
     "30º Sarau! Nesses 30 aconteceram muitas coisas, revelamos novos artistas - fruto do palco livre-, muitos poetas apareceram. Novos e velhos músicos, artistas plásticos da nova geração. Uma infinidade de benefícios. A palavra é: livre! Microfone aberto!".

  •      Venham conferir! Será nesta terça (19), na Praça da Mandioca, às 19h.



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dica de livro: A Contadora de Filmes

Uma das mais gratas surpresas da literatura latino-americana dos últimos quinze anos se chama Hernán Rivera Letelier, e um dos exemplares mais felizes de sua safra é A contadora de filmes, que a Cosac Naify lança com tradução de Eric Nepomuceno e texto de orelha do cineasta Walter Salles, que pretende levá-la ao cinema em breve. A história de A contadora de filmes parece singela: no final dos anos 50, Maria Margarita é a filha menor de uma família de mineiros, para quem a sessão de cinema dos domingos – única diversão do povoado – é ocasião para descobrir a última obra-prima de Chaplin, as tramas lacrimejantes dos filmes mexicanos, a saia esvoaçante de Marilyn Monroe ou as novas aventuras de John Wayne. Um acidente de trabalho sofrido pelo pai corta a renda familiar pela metade, e um só dos filhos será escolhido para ir ao cinema aos domingos. A missão é contar a história do filme para o resto da família. E, na espécie de concurso promovido pelo pai, Maria Margarita é quem se sai melhor e descobre o talento que tem para narrar.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

“O Mágico de Oz”






     Impossível não se apaixonar pela hitória de Dorothy, que depois de um furacão a menina e seu fiel companheiro Totó vão parar no Incrível Mundo de Oz, onde criaturas fantásticas habitam os lugares mais fantasiosos e inimagináveis possíveis, ao longo da história a pequena acaba conhecendo personagens cativantes como o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde, e todos partem em jornada para encontrar o famoso Mágico de Oz, o único capaz de atender seus desejos.
     Vale a pena conferir..

Local: Teatro Cuiabá. Dia s 22 e 23/06 às 20h e 24 às 19h.
Valor: 26 reais e 13 reais (meia).
Venda de ingressos na "Allegro Studio de Artes".
Telefone: (65) 36277172 / (65) 99889859 / (65) 81458218.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Concurso Cultural Cia Cena Mágica de Teatro

   A Cia Cena Mágica de Teatro lança o concurso cultural do melhor flyer (panfleto) para amostra de Video. Você que entende de arte, corel draw, photoshop, paint e afins, pode participar. É muito fácil: crie um panfleto contendo: 1º MOVIE - Mostra de Videos Encurta - Deixe um espaço em branco para colocar a data e o local - Coloque REALIZAÇÃO: a logo do CENA MÁGICA (você pode encontrar no albúm do facebook). Simples assim. 
     O panfleto que tiver mais 'curtir' será usado na nossa mostra de vídeo e ainda leva uma camiseta de brinde do evento. 
     Mande seu panfleto para: cenamagica@gmail.com até quarta (06).

Oficina de Teatro Musical

     De 05 de junho a 20 de setembro acontece a Oficina de Teatro Musical, com aulas sempre as terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30, no Salão Artístico do CTC.
     O valor é de 100 reais mensais, somando um total de 400 reais. Além da mensalidade há uma taxa de 50 reais mensal, referente a custo de produção e figurino, que será empregado no espetáculo de encerramento da oficina. Os bolsistas não ficam isentos do pagamento da taxa de maneira integral.
     Inscrições de 15 de maio a 05 de junho, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, no foyer do CTC.


Local: Salão Artístico do Cine Teatro Cuiabá. De 05/06 às 19h até 20/09 às 21h30.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

BONECO DE OSSO


           E quem foi que disse que a caveira, alvo de tantos olhares desdenhosos, não poderia entrar no mundo da moda? E que, além de ganhar merecida ascensão, perderia o estigma do Rock N’ Roll e cairia no gosto de diversas tribos. Em Cuiabá a nova onda que ainda chega de mansinho e aos poucos está crescendo através das redes sociais são os produtos da marca Boneco de Osso.
           As camisas trazem uma nova versão da caveira, com desenhos mais suaves, engraçados, coloridos e um tanto fofos, conquistando todo tipo de gosto.


            HISTÓRICO
Amarca Boneco de Osso foi criada no ano de 2009. Porém, o personagem que a representa foi inventado em junho de 2008.
O projeto inicial do desenho era atuação do personagem em tirinhas e divulgadas no Orkut. Eram feitas a mão e escaneadas.
As primeiras tirinhas remetiam a acontecimentos do momento e os desenhos caracterizados faziam alusão a pessoas famosas. Posteriormente, o personagem ganha mais espaço na internet por meio de um blog, que serviu como uma forma de levar as pessoas a conhecer o personagem.
Ainda em 2009, o personagem vira ícone de camisetas e acessórios tendo o seu primeiro contato com o público no evento Grito Rock Cuiabá.
No ano de 2010, foi criado o primeiro editorial de bolsas, realizado no Horto Florestal em Cuiabá.

           BASTIDORES
           Luane Brandão, idealizadora da marca, estudante de Publicidade e Propaganda, 22anos, vê no projeto uma tentativa de desmistificar a imagem que a sociedade tem da caveira, “a marca procura em seus desenhos abordar outro significado ao símbolo da caveira. As caveiras da Boneco de Osso comem, bebem conversam, namoram, são cantores, artistas e entre outros. O propósito é quebrar oconceito de que ela significa só a morte. Caveira é igualdade [...] Não seremos iguais só quando morrermos, pois desde quando nascemos temos dentro de nós uma caveira, que anda, conversa, bebe, trabalha, dança, chora...”.


           CONCEITO
        A estudante ainda comenta que “o personagem, constituído por corpo de palitinho e com a cabeça de caveira, vive em situações cotidianas”.
“O objetivo com o personagem não é criar uma característica específica do desenho. Exemplo: No desenho Pucca* criou-se a imagem de uma personagem romântica. Com isso, as meninas que aderem a esse estilo se identificam com a Pucca”.
“A marca trabalha com um conceito diferente, aqui quem faz o personagem são os próprios clientes. Boneco representa as pessoas, a sociedade, o seu dia-a-dia, representa uma característica do cliente. Então, o conceito não vem de dentro pra fora e sim de fora pra dentro”, complementa.
*Pucca – personagem de desenho infantil.

           PRODUÇÃO         
            As camisetas são terceirizadas e os desenhos são feitos manualmente por Luane.
A divulgação do produto é feita através de redes sociais como o Facebook e o Blogspot.
O maior atrativo é que os modelos podem ser personalizados com características do cliente, mas quem preferir também pode comprar com estampas já prontas, “neste caso, não são estampas exclusivas [...] os desenhos sempre serão: cabeça de caveira e o corpo de palitinho. A única coisa que vai mudar de um para o outro é o cabelo, roupa, acessórios”.
Quem tiver interesse, através dos endereços é possível encontrar mais sobre os produtos: http://www.facebook.com/bonecodeosso ou  http://bonecodeosso.blogspot.com.br/.

PÚBLICO ALVO
Quando o Boneco de Osso foi criado o público que eu imaginei que iria atingir eram os jovens que curtem o estilo rock (tanto que o primeiro lugar que eu vendi foi no Grito Rock). Porém, com o andamento da marca eu me surpreendi com a variedade de pessoas e de diferentes idades que buscavam os produtos. Isso aconteceu por conta da personalização do desenho ao gosto do cliente. Hoje, o público-alvo eu costumo dizer que são aqueles que têm a mente de jovem”, afirma a estudante.

           ESTOJOS E BOLSAS
           Além das camisas há também a produção de estojos e bolsas, mas o que está mesmo em alta são as blusinhas femininas. Futuramente o objetivo é trabalhar com anéis, chaveiros, colares, entre outros acessórios.
Sobre a recepção do público a criadora conta que, “a marca, desde o início, é bem aceita. Tive apoio e dicas dos professores, amigos... Público de crianças até pessoas mais velhas aceitam os produtos, gostam dos desenhos e isso para mim é maravilhoso, pois me incentiva a querer continuar com a marca. Quanto às críticas só ouço coisas boas, ou seja, críticas construtivas em relação à marca. Toda sugestão é bem vinda”.